Prédios

2020: as 5 lições do Sr. Mercado que jamais devemos esquecer!

A Durante o ano de 2020, os investidores sentiram na pele as fortes turbulências do mercado de capitais causadas pela pandemia. Iniciamos o ano com a perspectiva de reformas e crescimento econômico, mas, logo no primeiro trimestre, fomos surpreendidos pelo Coronavírus e consequente paralisação das economias em todo o mundo, o que gerou uma crise de saúde e econômica global, causando uma queda abrupta dos ativos e uma retração do PIB no Brasil e em quase todos os países pelo mundo.

Para se tornar um investidor de sucesso e poder ter resultados cada vez melhores, é fundamental observar como reagimos durante a crise e analisar os erros e acertos que tivemos. Então, vamos pontuar as 5 principais lições que devemos extrair desse ano que termina, para que possamos aumentar os lucros no futuro.

Lição 1: Antes de investir em renda variável, faça uma reserva de segurança. O primeiro passo a ser dado por todo investidor é se proteger para momentos de crise. Para poder alcançar retornos mais expressivos com os seus investimentos, você precisa ter uma reserva que cubra os seus gastos por pelo menos 6 meses. Um dos maiores erros dos investidores iniciantes é investir um capital que vão precisar usar no curto prazo, aí, em momentos de crise, acabam tendo que se desfazer dos seus investimentos com o mercado em baixa e arcar com grandes prejuízos.

Lição 2: Evite sempre a alavancagem! A ganância talvez seja o maior pecado dos investidores. Investir alavancado aumenta os seus ganhos se você estiver certo, mas pode "te tirar do jogo" se você estiver errado. Muitos investidores alavancados acabam quebrando durante as crises.

Lição 3: Tenha uma carteira diversificada! Durante a crise, a maioria dos ativos se desvalorizou, enquanto o ouro e o dólar se valorizaram. Na bolsa também vimos uma recuperação bem mais rápida nos preços das ações de empresas exportadoras que recebem em dólares e de companhias ligadas ao e-commerce, por exemplo. A diversificação funciona como um fator de proteção para a sua carteira.

Lição 4: Invista em renda variável (Ações) somente uma porcentagem do seu capital que não vai te tirar o sono se o mercado se desvalorizar 50% ou mais. Ao investir em ações, você passa a aumentar as suas chances de obter lucros mais expressivos, entretanto, tem que estar ciente que as variações podem acontecer para cima ou para baixo. O importante é você estar confortável com a sua posição caso o mercado venha ter uma grande desvalorização.

Lição 5: As melhores oportunidades surgem durante as crises. O investidor de longo prazo deve aproveitar momentos de crise, onde os preços caem bastante, para comprar ações de empresas boas em liquidação. Claro que não é uma tarefa fácil e você precisa estar mentalmente preparado para isso, mas, aqueles que tinham reserva financeira e interpretaram a crise como uma oportunidade, compraram ações baratas e já estão tendo lucros da ordem de 50 a 200% em menos de 1 ano!

E o que esperar de 2021? Ah, isso já é assunto para outro post.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home